Continue conectado!
banner_dish

Cultural

Montes Claros: 27ª Festa Nacional do Pequi traz mostra fotográfica de Manoel Freitas

/

 Manoel Freitas 

Por Soraya Tofani Malheiros

Leva a assinatura do fotógrafo, jornalista e ambientalista Manoel Freitas a exposição fotográfica “Ser Tão Geraes” que acontece dentro da programação da 27ª Festa Nacional do Pequi, de 09 a 11 de março de 2018. A mostra, realizada pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura, reúne cerca de 50 imagens do trabalho de observação e registro do fotógrafo, feito no Extremo Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Peruaçu e estará aberta à visitação no Centro Cultural Hermes de Paula.

A Exposição tem belíssimas imagens que retratam a região, seu povo e sua biodiversidade, com um olhar ímpar e singular: cru, real, natural e, sobretudo, que valoriza todas as suas nuances e emociona pela profundidade.

Sobre o fotógrafo

Manoel Feitas atua desde 1986 na imprensa de Montes Claros. Nos últimos 15 anos dedicou seu tempo ao retrato étnico e natural do sertão de Minas, período no qual catalogou cientificamente 3.673 aves de 285 espécies distintas, sendo dois primeiros registros no Sudeste Brasileiro e cinco primeiros em Minas. Na região, registrou 43 espécies pela primeira vez, sobretudo no Parque Estadual da Mata Seca, onde acompanhou pesquisadores de vários países no maior estudo do mundo já feito no bioma, o Trop Dry.

É parceiro do governo do Estado no Projeto Minas Indígena, atuando desde o ano 2000 nas 32 aldeias do Povo Xakriabá, a maior nação indígena de Minas. Há 17 anos acompanha a Folia de Reis de Alto Belo, considerada a última fronteira da música brasileira de raiz.

Em sua jornada, Manoel Freitas tem participado de exposições, palestras em escolas públicas, universidades e seminários científicos. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, do Instituto Grande Sertão, sócio-fundador do Clube de Observação de Aves do Norte de Minas, e atuou como chefe de redação das Rádios Terra e Sociedade, editor-adjunto do Jornal O Norte, editor do Jornal do Norte, editor e ex-proprietário da Folha de Bocaiúva e assessor de imprensa da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene e Prefeitura de Manga.

Leia
Comente!

Escreva o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *