Continue conectado!
banner_dish

Agenda

Janaúba recebe o festival Pint of Science 2018

/

Divulgação

Diário A Semana

A edição deste ano do Pint of Science Brasil já tem data marcada. O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio, às 19h30, e, pela primeira vez, será realizado em bares e restaurantes de todas as regiões do país.

O objetivo é aproximar os cientistas do público em geral e discutir sem formalidades, de maneira acessível e divertida, temas que têm influência no cotidiano. Trocar tubos de ensaio por canecas de cerveja e, entre um gole e um petisco, conversar sobre assuntos como febre amarela, funcionamento do cérebro ou efeito estufa.

A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

O Pint of Science foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos.

Em Janaúba, distante 305 Km de Pirapora, o Pint of Science acontecerá no Girus Open Bar e no Claudius Churrascaria E Pizzaria. A inclusão de Janaúba ao Pint of Science conta com o apoio do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e também da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes Montes Claros), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG Janaúba), todas essas três instituições com campus em Janaúba.

De acordo com Diêgo Giovani Pereira Silva, Agente de Inovação Território Norte de Minas, o Pinto of Science em Janaúba contará com dois palestrantes por dia nos bares. O evento terá início às 19h em cada uma das três datas, simultaneamente, nos dois bares. Os moradores da cidade poderão conversar com os pesquisadores de diferentes áreas sobre seus estudos recentes e o impacto da ciência na sociedade de uma forma descontraída, sem necessidade de inscrição ou de conhecimento prévio.

 

 

Leia
Comente!

Escreva o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *